terça-feira, 3 de julho de 2007

Polêmica: Após vitória, Carandiru pode perder pontos


O que seria do maior espetáculo da terra, sem as polêmicas dentro e extra campo?

Bem, nossa equipe descobriu mais um fato ocorrido na última rodada, que sem dúvida vai dar o que falar.

O ocorrido foi durante a partida entre Boca Masters X Carandiru. Tudo parecia correr normalmente, sendo que o único fato foi o quase WO do time de Vilarin Caninha e Kiko, por causa do número insuficiente de atletas presentes. No último minuto, eis que chega o jogador salvador, e a partida tem início. Lá pelas tantas, eis que o juiz Zito, percebe que o jogador que estava substituindo o goleiro da equipe, estava jogando de chuteira de trava. Após a advertência, o atleta, que já é antigo no clube e no campeonato, trocou o calçado e voltou para a partida, que após uma atuação de gala de Vilarin, venceu por 4 a 2.

Tudo estaria normal, não fosse a sagacidade do departamento jurídico do Boca, de Léo Bolinha, que ao analisar o regulamento da competição, percebeu uma brecha que lhe permitiria recuperar os pontos perdidos na justiça desportiva. Como assim?

Nós explicamos:

No regulamento, existem duas cláusulas que se forem respeitadas, dariam a vitória ao Boca.
Mas vamos por parte.Primeiramente, o regulamento diz no artigo 12:

Art. 12 – Será declarada perdedora por WXO Técnico a equipe que durante a partida ficar com menos de 06 (seis) jogadores conforme Alínea “C”, não acarretando multa.

A claúsula, considerada capciosa por alguns, é de número 21 e indica que:

Art. 21 – O atleta que estiver jogando de chuteiras de travas terá que ser substituído, porém o mesmo não poderá retornar mais a este jogo

Ou seja, no momento em que foi advertido, fontes presentes indicam que o Carandiru estaria sem ninguém no banco, o que lhe colocaria abaixo do número mínimo para continuar no jogo, sendo que isso simbolizaria WO.

A questão que fica é: e agora? Isso é justo? Se não é, porque está no regulamento? Qual o papel do juiz e da mesa nessa lambança?

Caso o apelo seja acatado, isso significaria uma reviravolta na tabela, pois o Boca somaria 10 pontos e entraria no G-8, derrubando o Eh!Acontece da zona de classificação. E o Carandiru, ficaria na frente apenas dos dois piores times do campeonato, ocuapando a 14 posição.

Isso vai dar muito pano pra manga.

Estamos de olho!

Nenhum comentário: